0

Se a grana é curta, reinventar objetos, dando-lhes novas utilidades, ajuda a renovar a casa a um custo quase zero

por Jeanine Lemos 

Animação de Ano-Novo não pode ser desperdiçada. Se as metas de parar de fumar, cortar as calorias ou guardar dinheiro já foram pela janela, sempre dá para canalizar a promessa de mudança para renovar o lar. O drama é que, embora a vontade seja grande, a grana é curta graças aos excessos do ano anterior.

Então, o jeito é usar a criatividade e investir na reutilização e em reformas que custam pouco e têm grande efeito. Ver as coisas de um jeito diferente e imaginar outras funções para o que temos pode fazer a diferença.

Especialista em dar novos usos a objetos, Cláudia Regina de Oliveira, do ateliê La Calle Florida, faz vasos com conchas velhas e monta comedouros de pássaros com pratos e xícaras antigos. Tudo com criatividade e um pouco de habilidade manual. "Luxo é amar aquilo que temos e sentir prazer em usar o que amamos", diz ela.

Então, quem sabe a grande meta para este novo ano seja desenvolver esse olhar curioso? O resultado pode ser uma casa renovada a um custo mínimo.

QUADRO VIVO
Quer criar um quadro usando suculentas? Cláudia Regina de Oliveira, do La Calle Florida (tel. 6592-2833), dá o passo a passo. Se não quiser pendurar, ele pode servir como um centro de mesa.

Compre plantas de vários tamanhos. 
Em lojas da Ceagesp, há maior variedade. Vale pedir a caixinha de madeira para acomodar os vasinhos. Ela vai servir para criar a base do quadro. 

Forre a caixa com plástico e cubra 
o fundo dela com terra vegetal. Depois, coloque uma tela de galinheiro por cima e fixe-a nas bordas com um grampeador. 

Plante as suculentas em todo o espaço 
e, depois, encaixe uma moldura antiga por cima. Esse tipo de planta não precisa de muita terra nem muita água, por isso funciona para esse tipo de projeto.

Cores
Arquitetos e decoradores dizem que um jeito simples de renovar um cômodo é pintando as paredes Ðou só uma delas. A dica de Karina Vargas, do Estúdio Glória (tel. 3097-9970), é optar por tons claros para lugares pequenos e com pouca luminosidade. Em ambientes mais espaçosos, ela aposta em cores mais fortes. Para os menos ousados, vale investir em almofadas coloridas.

REARRANJO
O arquiteto Leonardo Junqueira sugere mudar a arrumação dos quadros nas paredes, talvez reunir vários em um só local. Outra sugestão é procurar nos armários objetos esquecidos. Um presente guardado ou perdido no fundo de uma gaveta podem dar aquela impressão de novidade. "Separe um vaso especial e mantenha sempre nele flores frescas."

Exposição
Alguma coleção pessoal engavetada? Que tal colocar à mostra? Há várias formas de exibir as peças, como em cima de uma bandeja antiga, em caixas de acrílico penduradas na parede ou numa escada de madeira apoiada na parede como se fosse prateleira, diz a designer de interiores Victoria Enrica. 

ILUSÃO DE ÓTICA

Copos de drinque que ficaram sem conjunto podem virar vasinhos para uma festa. Se a planta precisar de pouca terra e água, pode virar um vaso permanente. Para receber os amigos, que tal brincar com a ideia e decorar a mesa com vasinhos comestíveis? A base é musse de chocolate e a parte de cima são cookies triturados. Já a planta é um galho de hortelã. Confira a receita da musse da doceira Nina Veloso. 

Ingredientes
4 ovos
100 g de açúcar
250 g de chocolate meio amargo
500 g de creme de leite fresco

Preparo
Derreta o chocolate em banho-maria. Enquanto isso, bata as claras. Quando elas começarem a espumar, adicione o açúcar aos poucos. Bata até ficar firme. Adicione um terço dessa mistura ao chocolate e mexa rapidamente. Junte o restante e bata bem. Depois, adicione o creme de leite e mexa delicadamente. Disponha nos vasinhos e leve à geladeira antes de servir. 


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/revista/saopaulo/sp1301201313.htm

Deixe seu Comentario